PROJETOS E AÇÕES

DIA INTERNACIONAL DA CIDADE EDUCADORA




    Em Nova Petrópolis participaremos da celebração do Dia Internacional da Cidade Educadora e neste ano o lema é:

A Cidade Educadora não deixa ninguém para trás
.

Muitas atividades estão sendo pensadas para este dia de celebração.

- Exposição no Roll de Entrada da Prefeitura Municipal;

- II ENCONTRO DOS MORADORES DO BAIRRO VILA GERMÂNIA - Como reduzir nossos lixos? O que fazer com os lixos que produzimos? 

- Lançamento dos vídeos e fotos das diferentes ações já realizadas nas redes sociais;

- Sessão solene na Câmara de Vereadores no dia 30 de Novembro;

- Divulgação do Projeto Resgatando uma comunidade, Chapadão;

- 11ª Olimpíada de Literatura Infantil, realizada pela Biblioteca Pública de Nova Petrópolis.

VISITA A MORADORES

Dia 02 de outubro, coordenadores do Projeto Lixo-Desde sua separação até seu destino final, visitaram moradores do Bairro Germânia para levar informações e esclareer dúvidas sobre compostagem. Foi uma manhã muito produtiva, porque muitas famílias já transformam seu lixo orgânico em adubo e cultivam suas hortas.

O grupo foi muito bem recebido em todos os lares e aprendeu muito com essa experiência, que com certeza deverá continuar sendo feita e documentada.









RETOMADA DOS TRABALHOS

Dia 26 de agosto de 2021 tivemos a retomada dos trabalhos do grupo de coordenação do Projeto Lixo desde sua separação até seu destino final, na EEEM 1o de Maio no bairro Germânia. A interrupçao das atividades foi em função da pandemia do coronavírus.



Foram levantadas inúmeras ideias para dar andamento ao projeto, envolvendo os moradores do bairro e o poder público municipal. Instalação de container para colocação dos diferentes lixos, horta comunitária, oficinas sobre compostagem foram algumas das possíveis ações.

Foi ventilada a possibilidade do próximo encontro do grupo ser realizado junto com a reunião do Conselho Municipal da Cidade Educadora para apresentar as propostas.


REUNIÃO DE PLANEJAMENTO

O grupo de coordenação do projeto Lixo:desde sua separação até seu destino final, no bairro Germânia, reuniu-se dia 14 de janeiro de 2021 para avaliar o primeiro encontro, realizado em novembro de 2020, que contou em torno de 50 participantes,  e planejar as próximas ações. Foi constatado que tanto os assuntos tratados e a dinâmica do encontro foram muito bem recebidos pelos participantes. Importante será aprofundar alguns temas em forma de oficinas e informações sobre a separação correta do lixo, reaproveitamento do material reciclável, compostagem, fabricação de sabão com óleo de cozinha, plantas comestíveis. Além disso, promover campanhas para arrecadar garrafas pet para serem aproveitadas em enfeites natalinos. A próxima reunião do grupo coordenador, em fevereiro, irá planejar e organizar em detalhes o encontro com a comunidade, em final do mês. 




PUBLICAÇÃO DO PROJETO NO SITE DA AICE

Temos nosso primeiro projeto publicado no banco de experiências da AICE. Trata-se do projeto Nova Petrópolis Cidade Leitora. Veja no link abaixo:

BIDCE - Banco Internacional de Documentos de Ciudades Educadoras (bcn.es)




AÇÕES ALUSIVAS AO DIA INTERNACIONAL DA CIDADE EDUCADORA

 

Trinta de novembro é comemorado o Dia Internacional da Cidade Educadora, festejado todos os anos em mais de 400 cidades de 40 países que integram o movimento. Esse ano celebra-se também o aniversário de 30 anos da fundação da entidade, sendo que todas as cidades que fazem parte desenvolvem ações sobre o tema “Cidades Educadoras, transformando cidades e pessoas para um mundo melhor”.

Para participar dessa comemoração, foram realizadas em Nova Petrópolis diversas atividades, como a 1ª Exposição Fotográfica Cidade Educadora sobre o tema “Fotografando as coisas boas de seu lugar”, Encontro com moradores do bairro Germânia, dia 28/11, sobre o tema Lixo- desde sua separação até seu destino final, Mensagem do Secretário Municipal de Educação, Cultura e Desporto Prof. Ricardo Lawrenz com divulgação na rede social e Mensagem na sessão da Câmara Municipal de Vereadores, dia 30 de novembro, do presidente do Conselho Municipal da Cidade Educadora de Nova Petrópolis Jonatas L. Fürtsnow.


1ª Exposição Fotográfica Cidade Educadora

Estudantes desde o 6º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio das tres redes de ensino foram desafiados a registrarem situações positivas que envolviam ações de pessoas (atitudes em relação aos cuidados com o meio ambiente, cuidado com os outros, cenas do trânsito). As imagens também podiam ser referentes a paisagens, belezas naturais, prédios de patrimônio histórico, jardins e praças, monumentos,  estilos arquitetônicos nos diferentes espaços do município, cenários que encantam pela sua beleza natural, seu significado histórico, sua importância patrimonial e cultural.  Estão publicadas também no site da prefeitura https://www.novapetropolis.rs.gov.br/noticias/1a-mostra-fotografica-celebra-o-dia-internacional-da-cidade-educadora-em-nova-petropolis



    



        

        

        

          


Encontro no bairro Germânia

O encontro dia 28/11 sobre o tema Lixo-desde sua separação até seu destino final, contou com a apresença de moradores, lideranças e representantes de entidades do bairro, profissionais de diferentes áreas, além de lideranças municipais.  O evento foi organizado e realizado em conjunto com um grupo de moradores e lideranças do bairro, como representantes da EEEM 01 de Maio e da Associação de Moradores, que compreendeu a importância do tema, mobilizou a comunidade, despertou o interesse pelo assunto e ofereceu uma manhã com muito aprendizado, troca de experiencia, o gosto por quero mais e a compreensão de que esse assunto precisa ser retomado constantemente.

Foram convidados profissionais de diferentes áreas e da EMATER que trouxeram informações e experiências sobre  a separação correta dos diferentes lixos, a forma e importância de seu reaproveitamento, sobre compostagem, jardins em pequenos espaços e plantas medicinais. Foram mostrados exemplos bem concretos sobre como se pode aproveitar as embalagens de leite para revestimento térmico, a erva mate e borra de café que geralmente botamos fora para fazer adubo, confecção de sacolas descartáveis para usar em nossas compras,  o aproveitamento de restos de madeira encontrada na construção civil para criação de obras de arte, ou ainda o aproveitamento de embalagens de plástico e garrafas pet para fazer vasos de flores. Sobre o plástico, temos no Brasil uma estrutura suficiente que poderia muito bem dar conta do aproveitamento dos diferentes tipos de material para fabricação de inúmeros materiais, como tecidos, mangueiras, material de contruçao civil, revestimemento interno de carros entre outros, mas muito pouco dos plásticos que colocamos fora chega até as indústrias de transformação, por ter sido mal descartado. Ficou claro que o lixo não precisa ser necessariamente um problema, mas uma imensa oportunidade de geração de trabalho e de cuidado com nossa saúde e do meio ambiente. Mas enquanto descartarmos nossos lixos de qualquer maneira e se botarmos fora aquilo que poderíamos reaproveitar, o resultado só pode ser o que estamos tendo: pouco lixo é reciclado pelas prefeituras, sendo boa parte levado para outros municípios. Ou o pior, acaba nos lixões a céu aberto, nos rios, nos aceanos.

Se a separação fosse sempre correta, os materiais recicláveis reaproveitados para diferentes finalidades e os restos orgânicos serem transformados em adubo para nossas hortas e jardins,  poderia aumentar em muito o percentual de reciclagem e diminuir o impacto ambiental.

Fazer composteiras domésticas é uma das muitas maneiras de contribuir e algo nem um pouco dificil. E por existirem diversos tipos de composteiras, pode-se escolher e montar aquela que melhor se adapta à realidade de cada um. Orientações e informações sobre como montar,  cuidar e aproveitar o adubo é que não faltam, inclusive nosso o Guia Prático da Compostagem Doméstica lançado no encontro e divulgado na rede social.

A experiência do bairro mostra que é possível as comunidades organizarem ações para enfrentar os seus problemas em conjunto com o poder público e entidades, no caso ações que possam mudar nossa relação com o lixo que produzimos, adquirir novos hábitos, cuidar melhor da saúde de todos e do ambiente em que vivemos.

“O grande desafio do século XXI é investir na educação de cada indivíduo, de  maneira que este seja cada vez mais capaz de exprimir, afirmar e desenvolver o seu próprio potencial humano.  Potencial feito de individualidade, construtividade, criatividade e sentido de responsabilidade assim como de um sentido de comunidade - capacidade de diálogo, de confrontação e de solidariedade”. 













Mensagem do Secretário Municipal de educação, cultura e desporto, Prof. Ricardo Lawrenz


https://www.facebook.com/novapetropolisrs/videos/1807134416127990

Uso da tribuna na sessão da Câmara de Vereadores, pelo presidente do CMCE Jonatas L. Fürstnow

https://www.youtube.com/watch?v=vic4AHzcV2U&fbclid=IwAR2bZCbq5vvm0seHegNFY6Jl6t5nLswUwj15Tb35A4INMxXZ8lDwgMkMw7s


 

DIA INTERNACIONAL É NOTÍCIA NA MÍDIA

https://www.acinpserragaucha.com.br/noticias_int.php?id=1147 

Matéria no Jornal A Ponte, de Nova Petrópolis

Contracapa no Jornal O Pioneiro, de Caxias do Sul


No site da Rede Brasileira de Cidades Educadoras

https://www.edcities.org/rede-brasileira/ 

https://www.edcities.org/rede-brasileira/nova-petropolis-comemora-o-dia-internacional-da-cidade-educadora/ 


PROGRAMA DE ATIVIDADES NO BAIRRO GERMÂNIA




Iniciamos planejamento das atividades alusivas ao Dia Internacional da Cidade Educadora, comemorado dia 30/11, juntamente com a Secretaria municipal de educação e o departamento de cultura. Uma das ações é a 1ª Exposição Fotográfica Cidade Educadora, com o tema “Fotografando as coisas boas de seu lugar”. A ação pretende mostrar e compartilhar situações que registrem atitudes positivas que envolvem pessoas de diferentes idades e contextos, como iniciativas comunitárias coletivas e ou individuais, cuidados com o meio ambiente, flora e fauna e com pessoas, cuidado com animais de estimação, parques, praças e ruas, no convívio da família. Enfim, situações que nos sensibilizam, nos fazem refletir, nos orgulham com as atitudes que flagramos, fazendo-nos acreditar na bondade das pessoas.

Além de atitudes positivas que envolvem pessoas, as coisas boas do lugar também podem ser referentes às belezas naturais, patrimônio histórico, harmonização de jardins e praças, estilos arquitetônicos nos diferentes espaços e momentos do município. São cenários que nos encantam pela sua beleza, seu significado histórico, sua importância patrimonial e cultural.

A iniciativa é destinada a alunos das tres redes de ensino, desde o 6º ano até o Ensino Médio. O Regulamento será enviado às escolas e complementado com informações e orientações às equipes diretivas e pedagógicas.

As melhores fotografias serão divulgadas no site da prefeitura dia 30/11 e no blogue e  face da Cidade Educadora tanto dia 30 quanto nos dias seguintes.

Outra atividade envolve o planejamento da retomada do projeto Lixo – desde sua separação até seu destino final, no bairro Germânia. Em reunião com a participação da direção da EEEM 01 de Maio e da diretoria da associação de moradores, foram levantadas diversas possibilidades de ação, sendo definida a realização de oficinas de compostagem e confecção de sacolas retornáveis com a logomarca da CE, com moradores do bairro, nos dias 21 e 28/11. A proposta será divulgada à comunidade por rede social e contatos pessoais pela escola e pela associação de moradores.

As oficinas integrarão as ações alusivas ao Dia Internacional da Cidade Educadora.


VISITA AOS CANDIDATOS A PREFEITO E VICE

O conselheiro Mário J. Konzen do CMCE e o coordenador da Cidade Educadora Prof.Irineu Lasch visitaram os candidatos a prefeito e vice-prefeito de Nova Petrópolis para apresentaros objetivos do movimento das Cidades Educadoras, as ações desenvolvidas em nosso município e as previstas. Encontraram em todos eles muita receptividade, interesse e vontade de incluir as propostas da CE em seus planos de governo, apoiar os projetos e contribuir na sua realização. Foi também uma oportunidade especial  para conhecer melhor os candidatos e candidatas, suas percepções das necessidades municipais e suas propostas de ação. Itens como meio ambiente, sustentabilidade, inclusão de todos, melhoria da qualidade de vida  e educação ao longo da vida, que são temas  contemplados nos princípios da Cidade Educadora, foram os mais debatidos.


                           

                                     Candidato Jerônimo Sthal Pinto

                                   

Candidato Jorge Darlei Wolf e vice Martin Wissmann

                     Candidato Jorge Vilson Dinnebier e vice Alexandra Muller

                Candidata Doris Denise Neumann  e vice Tem. Marco Antonio                       


PARTICIPAÇÃO DE NOVA PETRÓPOLIS NO

XI Simpósio Nacional de Educação

Nova Petrópolis se fez presente no XI Simpósio Nacional de Educação, realizado em Frederico Westphalen dias 16 a 18 de setembro, através da participação em painéis e relatos de experiências. O tema do evento foi “Cidades Educadoras: novos olhares para o desenvolvimento humano na escola e para além dela”. Em função da pandemia, todas as atividades foram realizadas online.

O Prof. Irineu Lasch apresentou a experiência de Nova Petrópolis desde a adesão à Associação Internacional da Cidade Educadora, em 2018, até o momento atual em painel que tratou das cidades educadoras brasileiras. Falou, de modo especial sobre a criação do Conselho Municipal da Cidade Educadora, ao invés de um comitê coordenador.

A Diretora Professora Elén Cristina Raiman apresentou o projeto Monitoria Escolar da EEEM 01 de Maio, que foi implantado em 2017 com o objetivo de melhorar o processo de ensino e aprendizagem, reduzir a evasão e o insucesso escolar, que conta com o envolvimento de toda a comunidade escolar.

A bibliotecária Suzana Carrasco, da biblioteca pública municipal Elsa Hofstätter da Silva relatou sobre o Projeto Nova Petrópolis Cidade Leitora.

Em Nova Petrópolis – RS a leitura é fator importante tanto para o desenvolvimento pessoal quanto cultural e social. Por meio dela, o leitor, independente de idade, entra em contato com outros mundos, amplia conhecimentos, sente prazer e desenvolve diferentes habilidades e competências.  São projetos que envolvem o acesso à leitura, o estímulo à escrita, o incentivo à criatividade e à expressão de ideias.

 Como resultado do evento, foi elaborada a seguinte Carta:

CARTA DE FREDERICO WESTPHALEN SOBRE COMPROMISSOS PARA CONSTRUÇÃO DE UMA CIDADE EDUCADORA

 

No contexto das reflexões e debates do XI Simpósio Nacional de Educação, realizado de 16 a 18 de setembro de 2020 na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, câmpus de Frederico Westphalen, que reuniu mais de 2000 participantes de diferentes regiões do Brasil e de outros países, diante dos imensos desafios para qualificar a vida cotidiana de todas e todos, cada um e cada uma, nas nossas cidades, apresentamos as seguintes considerações e proposições.

Considerando os valores da democracia, da participação cidadã, da aceitação da diversidade, da sustentabilidade, do pertencimento das pessoas aos lugares em que vivem e suas identidades como valores fundamentais da vida social e coletiva; 

Considerando que a educação consiste em processo imprescindível para o desenvolvimento das sociedades e em condição para o desenvolvimento pessoal nos contextos laborais, culturais, econômicos, políticos e como possibilidade de transformação social, que se realiza em múltiplos espaços e que acontece ao longo da vida e em todos lugares que habitamos;

Considerando a compreensão da educação como pilar para o conjunto das políticas; Considerando os múltiplos desafios de nossas cidades, entre os quais problemas associados à violência e à desigualdade social, a óbices quanto à garantia de diretos a pluralidades relacionadas a gênero, raças, etnias, culturas; à falta de acesso a espaços de cultura, educação, lazer; a entraves para a existência de meio ambiente saudável e sustentável, a ameaças a democracia, ao Estado de Direito e a liberdades individuais; Considerando o desafio de ensinar e aprender sempre e ao longo da vida, com diálogo, convivência, empatia, aceitação da diversidade, exercícios de liberdade e de alteridade e responsabilidade individuais e coletivas;

Considerando a relevância dos Direitos Humanos no contexto nacional e nos espaços locais bem como a efetivação de marcos legais associados aos Direitos Humanos, abrangendo todos os grupos sociais;

Considerando a perspectiva de implantação de uma política para construção de cidade educadora que seja contínua e duradoura, independentemente dos movimentos sociais e políticos de gestão das cidades;

Considerando o direto à cidade como um dos Direitos Humanos já alicerçados no ordenamento jurídico e legislativo brasileiro, presente no espírito da Constituição Cidadã de 1988 e exemplificado no Estatuto da Cidade, entre outros;

Considerando a amplitude do conceito de cidade educadora e a potência nele contida no sentido de construção de novos olhares para as cidades, compreendendo seus múltiplos territórios e seus habitantes com suas histórias, memórias, necessidades e sonhos;

Considerando a vitalidade da concepção de territórios educativos ligados à construção do pertencimento ao lugar e aos possíveis arranjos e redes educativas;

Considerando a necessidade de pensar a cidade educadora como um grande mapa curricular e seus compromissos com a formação humana integral de crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, promovendo também relações intergeracionais; 

Considerando, por fim, a necessidade de (re)construção de valores estruturais da civilização humana

PROPOMOS: - a incorporação dos pressupostos e experiências realizadas em cerca de 500 cidades do mundo e 34 países, expressas na carta das Cidades Educadoras e sustentadas pela AICE (Associação Internacional de Cidades Educadoras);

- a socialização e construção de espaços de diálogos acerca das experiências das 22 cidades brasileiras que integram a proposta de cidades educadoras;

- a criação de redes territoriais de cidades educadoras nos diferentes Estados da Federação;

- a integração entre experiências de cidades educadoras no contexto da América Latina; - a Constituição de Comitês Estaduais das cidades educadoras;

- a criação da rede de universidades apoiadoras no Brasil a projetos de construção de cidades educadoras;

- a incorporação desta Carta nos programas dos partidos políticos que disputarão as eleições municipais que se aproximam e as que vierem;

- o desafio de aprender coletivamente a construir projetos educativos de cidades na perspectiva de territórios democráticos, inclusivos, sustentáveis, afetivos, inteligentes, plurais, agregadores, sensoriais, policêntricos, cuidadores, sonhadores;

- o desafio de pensar em políticas públicas que considerem as comunidades que habitam a cidade, tanto nos tempos da infância, da adolescência, da juventude, da adultez e da velhice;

- a execução de políticas públicas que focalizem os tempos da vida nos territórios, tecendo diálogos e ações específicas em diferentes áreas, como as de saúde, lazer, esporte, cultura, educação, segurança, tecnologias, mobilidade, entre outras;

- o fortalecimento da dimensão pedagógica das políticas públicas como processo permanente de educação e desafios de aprendizagem de forma a garantir continuidades na execução de ações e projetos;

- a territorialização dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável nos marcos da educação em sustentabilidade e da Agenda 2030;

 - a implantação de ações formativas com vistas à construção da cultura de paz por meio da afirmação, da defesa e da efetivação de Direitos Humanos;

- a elaboração de uma Agenda permanente elaborada por uma governança de rede que inclui governos e sociedade civil para a construção de cidades educadoras.

Esta Carta exprime o desejo de construção de valores e princípios que nela se manifestam para a formação de cidades educadoras. Define-se como aberta à sua própria reformulação e deverá ser permanentemente repensada face aos desafios da vida social e política de nosso país no presente e no futuro. Por isso, conclamamos toda a coletividade, incluindo governos e atores sociais, à assunção dos compromissos supracitados e à persecução das proposições constantes neste Documento para que se convertam em elementos qualificadores da vida nas cidades. São signatários desta Carta os participantes do XI Simpósio Nacional de Educação. 

Frederico Westphalen, 18 de setembro de 2020.

  


BAIRRO VILA GERMÂNIA IMPLANTA PROJETO SOBRE LIXO

março 04, 2020



Dia 04/03/20 foi realizado importante encontro com os moradores do bairro Vila Germânia, de Nova Petrópolis, organizado pelo Conselho Municipal da Cidade Educadora. Foi realizado na EEEM 01 de Maio e contou com a presença de moradores, pais de alunos,  lideranças, vereadores, conselheiros do CMCE representantes de entidades e de alunos. O presidente do Conselho Jônatas Luis Fürstnow e o coordenador da Cidade Educadora  Prof. Irineu Lasch apresentaram proposta do projeto “Lixo:desde sua separação até seu destino final” a ser implantado no bairro.  O assunto foi intensamente debatido, com sugestões de ações como informar os demais moradores sobre o projeto, sua necessidade e importância para o bairro. Foram apresentadas diversas ações, como a da EEEM que já desenvolve projetos referentes à coleta de detritos e adubação orgânica, envolvendo grande número de alunos e suas famílias.

Ações, como oficinas sobre compostagem, confecção de sacolas com material reciclável, incentivo às hortas caseiras, criação de horta comunitária entre outras, também poderão ser desenvolvidas em breve. No próximo encontro, dia 01/04, conta-se com a presença de um número maior ainda de moradores, quando haverá relatos das ações implantadas e a definição de outras. Foi consenso que deverá haver maior conscientização sobre a devida separação do lixo e seu encaminhamento correto, o que implica em mudança e desenvolvimento de atitudes e hábitos não apenas de crianças e jovens, mas principalmente dos adultos.

O encontro e respectivo projeto integram as ações do programa Nova Petrópolis Cidade Educadora. 

OBJETIVOS DO PROJETO

1.     Sensibilizar e mobilizar os moradores, entidades e lideranças sobre a necessidade e importância do manejo adequado dos detritos produzidos nos diferentes ambientes do bairro, desde sua separação até seu destino final;

2.     Buscar alternativas para o aproveitamento do lixo orgânico e seco, com vistas à sustentabilidade;

3.     Através das diferentes ações individuais e coletivas, promover a educação transformadora dos sujeitos envolvidas e de seu local próximo e distante;

4.     Incentivar o protagonismo, como forma de promover a autonomia na percepção de necessidades e na busca de soluções individuais e coletivas na comunidade;

5.     Promover educação ambiental em todos os contextos do bairro, de forma a auxiliar na formação de sujeitos multiplicadores para a comunidade;

6.      Realizar uma experiência-piloto a ser estendida, posteriormente,  a outros bairros da cidade e locais do interior..


JUSTFICATIVAS

 

     Um dos principais problemas encontrados nas cidades, independente de seu tamanho,  é o lixo. O problema começa, geralmente, na forma como os detritos são separados nos diferentes ambientes e, consequentemente, no seu encaminhamento. Tende a aumentar na medida em que a população cresce e gera elevação no consumo, que resulta em descarte. E com a falta de políticas públicas adequadas, o problema muitas vezes torna-se insulúvel para o município, com o lixo sendo levado para outras cidades, apenas transferindo os problemas de um local para outro. Mas, além de representar problema, o lixo também pode representar oportunidades, como geração de trabalho e renda, mudança de valores e atitudes e contribuir para a educação ambiental.
     A produção do lixo está diretamente ligada ao nosso modelo de desenvolvimento, que incentiva o consumo, muitas vezes  coisas nem sempre necessárias, e tudo que consumimos produz impactos. Se algumas decadas atrás a quantidade de lixo gerada era muito inferior à atual, hoje as toneladas de detritos assustam, mobilizam autoridades e requerem políticas mais qualificadas, coerentes com a atual realidade.  
Em muitas cidades em que há serviços de coleta do lixo, ele é armazenado em dois tipos de “depósitos”: os lixões nos quais os dejetos ficam expostos a céu aberto e os aterros sanitários onde o lixo é enterrado e compactado. Os lugares que abrigam os depósitos de lixo geralmente estão localizados em áreas afastadas das partes centrais do município.

     Conforme dados da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, de Nova Petrópolis, o município recicla apenas 16% dos resíduos orgânicos e inorgânicos produzidos pelos seus 20 mil habitantes e investe certa de R$ 2 milhões anualmente na coleta, triagem e destinação correta desses resíduos.

     Outro dado importante é que apenas 38% do lixo seco é reciclável. Se a separação fosse correta, poderia aumentar em muito o percentual de reciclagem e diminuir o impacto ambiental, inclusive com gastos com a sua destinação.

     Ainda conforme dados da SEMMA, em torno de 30 pessoas atuam no processo da coleta e destinação das 450 toneladas mensais de lixo do município. Separados em orgânico e inorgânico, os resíduos são levados em caminhões para o município de Tupandi. O lixo seco, de 189.400 toneladas, corresponde a 38% do total e, o rejeito a 62% (lixo seco contaminado e que não serve para reciclagem). Os materiais considerados como rejeito e o lixo orgânico, correspondentes a 84% do total, são encaminhados para o aterro de São Leopoldo. O Município paga, atualmente, R$ 95,00 por tonelada de lixo que é encaminhado para o aterro.

     Em 2019, foram recolhidas 11 toneladas de lixo eletrônico e 240 litros de óleo de cozinha.

    Considerando que a população de Nova Petrópolis (em torno de 20 mil habitantes) produz 450 toneladas de lixo mensais (5.400 toneladas/ano) e 11 toneladas de lixo eletrônico/ano, temos um total de 5.411 toneladas de lixo produzidos em 2019, resultando em 5.411.000 quilos, resultando em 270,55 quilos por pessoa/ano em Nova Petrópolis.

Segundo a Comissão Europeia, todos os anos são gerados na Alemanha 583 quilos de lixo por pessoa, acima da média do bloco (502 quilos por pessoa). No Chipre, por exemplo, são 760 quilos.


     Conforme a  Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente de Nova Petrópolis, o percentual de 16% de lixo reciclado do total de resíduos recolhidos no Município é pouco. No entanto, comparado com outras cidades do Rio Grande do Sul, esta taxa está em um bom patamar. A coleta, a triagem e a destinação do lixo de Nova Petrópolis compromete mais de 50% do orçamento da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.  

     Sendo o lixo é um dos maiores problemas ambientais no mundo e separá-lo corretamente em casa pode parecer insignificante, mas fará toda a diferença se cada um dos habitantes respeitar os dias e horários de coleta, separar o lixo corretamente e descontaminá-lo, além utilizar restos de alimentos e cascas como adubo. Se essas ações forem colocadas em prática, diminuiremos consideravelmente o volume de lixo destinado para aterro e aumentaremos a porcentagem de materiais recicláveis. A caixinha de leite suja ou o plástico misturado com restos de comida vão direto para o aterro e não tem a chance de ser reciclado porque estão contaminados. É preciso repensar hábitos para melhorarmos o ambiente em que vivemos. Uma cidade limpa e consciente é motivo de orgulho para a comunidade. Cada um deve fazer a sua parte. Não jogar lixo no chão, atentar para as datas e os horários das coletas e separar o lixo corretamente são ações simples que podem fazer muita diferença. Lixo é dinheiro, mas também é saúde, bem-estar e qualidade de vida!.

     Materiais que contaminam os demais resíduos e geram grande impacto ambiental,  não podem ser descartados na coletiva seletiva. Exemplo disso são as lâmpadas, pilhas, baterias, pneus, toners, sucatas eletrônicos. Devem ser encaminhados para as empresas que comercializam as mesmas. A Prefeitura de Nova Petrópolis realiza coletas especiais de embalagens de agrotóxicos, lixo eletrônico, pneus e óleo de cozinha em datas específicas durante o ano para diminuir o impacto da destinação incorreta desses materiais no Meio Ambiente.

Lixo e efeito estufa: o que eles têm em comum? | Biogás

     A necessidade de políticas integradas entre poder público e a sociedade civil é reforçada pelo relatório da AGENDA ESTRATÉGICA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E PLANO DE MOBILIDADE-MUNICÍPIO DE NOVA PETRÓPOLIS (NOVA2050),  quando constata que “é típico dos países latino-americanos e do Brasil em particular, que se privilegie a governabilidade pública, que é quem toma  determinações muito tradicionais da organização republicana e da democracia representativa, geralmente apresentando deficiências de governança das instituições privadas. No Brasil, muito trabalho foi feito em torno do aumento e consolidação da democracia participativa, mas ainda há muito a ser feito nesse sentido. Hoje, Nova Petrópolis não possui avanços importantes nesse sentido (conselhos, organização cooperativa, entidades autônomas), devendo essa ação ser intensificada para que a agenda tenha modalidades inovadoras, tanto em termos de governabilidade, para a implementação da Agenda como um conjunto de políticas públicas, como de governança, para estabelecer mecanismos de aplicação pelo setor privado”. (SUBSISTEMA 3: GESTÃO INSTITUCIONAL, GOVERNABILIDADE E GOVERNANÇA  - FORMA DE GESTÃO)

     Propõe também, no item  Programa 2.5.A.- Programa Cultura Ambiental, a realização de ações em torno da questão ambiental, como por exemplo:

1. Implantar um programa de atividades socioculturais de difusão de conhecimento acerca das questões ambientais a ser oferecido por organizações da sociedade civil.

2. Incentivar as práticas de manejo de resíduos sólidos e orgânicos visando a manutenção e qualificação do ambiente natural.

3. Desenvolver campanhas de conscientização para a sustentabilidade tendo como foco a qualidade de vida física e mental.

Ou ainda a realização de projetos como:

- Padrão sustentável de consumo e produção

- Educação para redução e mudança de produção de lixo

- Hortas Comunitárias

entre outras


Você e sua família descartam o lixo corretamente? | Blog Leiturinha

    Também entre os princípios da Carta das Cidades Educadoras encontramos fundamentos para ações que promovam a qualidade de vida dos cidadãos e cidadãs, quando na sua introdução afirma: “O grande desafio do século XXI é investir na educação de cada indivíduo, de  maneira que este seja cada vez mais capaz de exprimir, afirmar e desenvolver o seu próprio potencial humano.  Potencial feito de individualidade, construtividade, criatividade e sentido de responsabilidade assim como de um sentido de comunidade - capacidade de diálogo, de confrontação e de solidariedade”.

     Reforçado também pelo princípio 17 da Carta, ao incumbir as cidade educadoras a “garantir a qualidade de vida a partir de um meio ambiente saudável e de uma paisagem urbana em equilíbrio com o seu meio natural”.

    E, finalmente, a realização do projeto se justifica na medida em que moradores, lideranças e entidades do Bairro Vila Germânia desejam a sua implantação, com o pleno envolvimento da comunidade, participação do poder público municipal e de outras instituições parceiras.


APRESENTAÇÃO DO RELATÓRIO
Na sessão da Câmara de Vereadores, de Nova Petrópolis, dia 10/02/20, o ccordenador da Cidade Educadora Prof. Irineu Lasch apresentou o relatório das ações desenvolvidas em 2019 referente ao programa da Cidade Educadora. Destacou a criação do Conselho Municipal, a elaboração do Regimento Interno, a eleição da diretoria e a definição do eixo temático Meio Ambiente e sustentabilidade, com foco no Lixo - desde a sua separação até seu destino final. Além disso, foram tambem realizados encontros com moradores e lideranças do Bairro Germânia, que será território de desenvolvimento das ações do eixo temático e realizadas atividades em comemoração ao Dia Internacional da Cidade Educadora. O objetivo principal, nesse ano, foi organizar e estruturar o trabalho, que servirá de base para as futuras ações que integrarão o Programa Nova Petrópolis - Cidade Educadora. Agradeceu à Câmara de Vereadores pelo espaço cedido e a todos que participaram desse importantprocesso.


Nova Petrópolis participou, como convidada pela Associação Latino-americana, do II Encontro das Cidades Educadoras e Inteligentes, em Soledade, dias 30 e 31 de agosto, promovido pela Universidade de Passo Fundo. Contou com a presença de cidades da Argentina (Rosário), Vitória (Espírito Santo), Passo Fundo, Carazinho, Marau. Participaram Milena Z. Franck, Irineu Lasch e Paulo César Soares. 


NOVA PETRÓPOLIS MOBILIZA COMUNIDADES NO DIA INTERNACIONAL DA CIDADE EDUCADORA

Nova Petrópolis realizou duas ações alusivas ao Dia Internacional da Cidade Educadora. Uma ação aconteceu dia 23 de novembro, no bairro Germânia, quando conselheiros do Conselho Municipal da Cidade Educadora e outras lideranças se reuniram para ouvir moradores sobre as necessidades do local. Movidos pelo tema Escutar a cidade para transformá-la, percebeu-se a necessidade de envolver moradores e entidades do bairro embelezar e recuperar a praça do bairro, com plantio de árvores nativas, frutíferas e exóticas e flores, plantio de mudas junto ao calçamento e plantio de algumas mudas de espécies nativas no meio da praça. Além disso, deverá ser realizada capina dos canteiros, recuperação dos brinquedos, drenagem da área da pracinha, colocação de nova camada de pedrisco, nivelamento, colocação de placas de identificação das mudas de espécies nativas, de novas lixeiras e de bancos. 

                          

Devido a importância do assunto e a necessidade do envolvimento de mais pessoas, foi realizado outro encontro dia 04/12, quando foi criado um Grupo de trabalho com o objetivo de dar andamento ao projeto, com o envolvimento de órgãos públicos e privados,  entidades religiosas, associação de moradores, escolas e, principalmente da comunidade em especial. Deverão ser realizados mais encontros com os moradores para perceber outras necessidades, como também conhecer iniciativas locais em favor do bairro.


Outra ação foi realizada dia 30 de novembro, na Rua Coberta, no centro da cidade, com a realização de jogos e dinâmicas, atividades de conscientização ambiental e de desenvolvimento cultural, aliando cultura, educação ambiental e os princípios do cooperativismo desenvolvidas pelas cooperativas escolares, feira de produtos orgânicos, recolhimento de resíduos eletrônicos, oficina sobre aproveitamento da borra de café e da erva mate para adubação, dinâmica interativa sobre Que cidade queremos, oficina sobre confecção de sacola com com a logomarca da CE, entre outras. 

                        

O evento não apenas oportunizou escutar a cidade, no caso o bairro, mas mostrar um pouco daquilo que já esta sendo realizado. Nesse sentido, foi importante a presença das cooperativas escolares, que possibilitam aos jovens a oportunidade de realizar todo o processo de planejamento e fundação de uma cooperativa, definição de um produto, produção e venda. O principal intuito da cooperativa escolar é formar futuros gestores e líderes de comunidade, mas, acima de tudo, contribuir no desenvolvimento de cidadãos mais solidários, que respeitam os princípios do cooperativismo e do associativismo.


ESCOLHA DO EIXO TEMÁTICO 

O Conselho Municipal da Cidade Educadora definiu o eixo temático "Meio ambiente e sustentabilidade", a ser trabalhado com o envolvimento de instituições públicas e privadas, entidades e comunidades, como forma de enfrentar os desafios da área ambiental. O lixo, desde sua separação até seu destino final, a preocupante morte de abelhas no município, provavelmente provocada pelo uso excessivo de agrotóxicos poderão ser temas a serem incluídos e transformados em projetos. 

É uma caminhada que iniciou em 2017 e que agora culmina com essas importantes decisões, nos integrando efetivamente na rede mundial das Cidades Educadoras que tem a qualidade de vida de TODOS como um de seus propósitos. Essa é a maior missão que podemos/devemos ter: nos cuidar mutuamente e cuidar do que nos circunda. 

Parabéns por chegarmos a esse novo ponto de partida e grato a todos que acreditaram nessa proposta que, com certeza, vai contagiar muitos outros.

Ao escolher o eixo temático Meio Ambiente e Sustentabilidade, o CMCE partiu da constatação que ele representa uma realidade que precisa ser melhor conhecida e enfrentada por todos. Dessa forma, insere-se também na proposta da Associação Latino-americana nas Cidades Educadoras que em sua Rede Temática de Políticas Ambientais e Sustentabilidade tem como ementa:

"As políticas ambientais não podem estar desvinculadas das políticas econômicas e sociais. É aí onde um novo modelo de desenvolvimento, mais sustentável, vem dar resposta à crise de civilização a qual nos enfrentamos. Trata-se de uma transformação cultural para que prevaleçam outros valores e um maior respeito às pessoas e à natureza. Uma transformação que também nos permita desenvolver as ferramentas necessárias para enfrentar os problemas que a mudança climática já gera em nossos territórios.

A cidade educadora é a que possibilita esta evolução visando a uma cidade onde existam oportunidades para novas economias locais, justas e inclusivas, onde possamos aprender a ser consumidoras/es conscientes, responsáveis e comprometidas/os; onde possamos resgatar os saberes daqueles que habitaram os territórios antes de nós e que hoje são ocupados pelas cidades e reconhecendo-os para construir uma forma de desenvolvimento mais harmônica e justa.

A partir das políticas ambientais, podemos orientar a implementação de modelos de desenvolvimento mais sustentáveis, e a cidade educadora passa a ser protagonista indiscutível dessa mudança, sendo a geradora de políticas educacionais urbanas em torno da educação ambiental para a sustentabilidade.

Não só em relação com o Princípio 11 da Carta das Cidades Educadoras, mas considerando ainda que em cada princípio há regulamentos para avançar em direção a cidades sustentáveis, que garantam as possibilidades das gerações futuras de viverem bem."

VISITA A CIDADES EDUCADORAS









Para conhecer programas de Cidade Educadora, visitamos dois municípios, em 2017 e 2018, Porto Alegre e Santos -SP.


Em reunião com o secretário municipal de educação de P. Alegre, fomos informados que a cidade não integra mais oficialmente a AICE, mas muitos de seus projetos continuam sendo desenvolvidos em função de sua importância para as comunidades onde são realizadas. Ênfase maior é dada à escola de tempo integral. 





Em Santos, o Prof. Irineu Lasch foi recebido pelo Secretário Municipal de Educação e sua equipe   pedagógica, que fez um   histórico de sua participação   na  AICE, sua importância e   resultados. Foi conduzido pela   equipe aos diversos projetos que envolvem inúmeros públicos. Enfatizaram que apesar da troca de administração, os programas de CE não só permanecem, como são constantemente aperfeiçoados. O projeto não é de um governo, mas tornou-se política pública.



Comentários